domingo, 8 de abril de 2018

Bota a Esperança no peito!


A tendência petista Articulação de Esquerda apresenta a pré-candidatura de Rafael Tomyama para lutar contra o golpismo no Ceará

Por Benedito Cunha*

A gravidade do quadro político nacional se aprofunda cada vez mais, dada a evidência de que o conluio das forças golpistas mantém sua disposição em aprofundar a usurpação de direitos do povo trabalhador e até da democracia formal, gerando um verdadeiro escândalo internacional.

Governo, parlamento, judiciário, mídia, capital financeiro oligopólico transnacional, setores conservadores corrompidos e corruptos, etc. se articulam para tentar impedir a candidatura de Lula à presidência, com base em fraudes jurídicas e mentiras repetidas à exaustão para desmoralização de sua reputação. Tal horda bárbara parece disposta a superar todos os limites, apelando desde a manipulação até para a execução de lideranças sociais e o cancelamento das eleições, arrastando a nação para o aventureirismo sombrio do totalitarismo, com resultados imprevisíveis.

A medida que se aprofunda o seu indisfarçável caráter golpista, com o aumento do lucro patronal e arrocho e desemprego da peãozada, levando à maior concentração de renda e degeneração crescente da estabilidade econômica e social, maior é o ódio do povo pobre aos golpistas e maior é o acirramento da luta de classes na sociedade brasileira.

Diante disso, o Partido dos Trabalhadores deve aliar a denúncia e luta nas ruas contra o golpe à tática eleitoral que garanta a identidade popular com um programa de transformações sociais, capazes de reverter os retrocessos e entreguismo promovidos pela coalizão golpista. Isto só será possível se o PT estiver à altura de cumprir um papel histórico altivo e de ruptura com ilusões (re)conciliatórias para executar um plano estratégico de reformas estruturantes anti-capitalistas.

Lula presidente

A única alternativa viável de massas para implementar tal programa estratégico de reformas - agrária, urbana, tributária, política, das comunicações - é Lula. O PT não irá abrir mão de sua candidatura pela simples razão que a classe trabalhadora não pode se submeter à intimidação e farsa jurídica-midiática para levá-lo à condição de preso político, destruindo as bases democráticas constitucionais.

Neste sentido, devemos não só lutar para garantir a candidatura e eleger Lula presidente, como precisamos de uma forte estratégia de mobilização de esquerda para eleição de bancadas parlamentares e governos populares, alinhados nesta trincheira de enfrentamento político.

Devemos usar o momento eleitoral para promover a educação política do povo e não contribuir para reproduzir práticas fisiológicas do jogo burguês para perpetuar-se nas posições de mando conforme seus interesses. Num cenário tensionado por forte polarização política temos que ser capazes de apresentar quadros militantes para cumprirem a tarefa de politizar e qualificar o debate político nos fóruns presenciais e nas redes sociais.

É preciso de uma tática eleitoral que afirme o voto de legenda 13 como expressão da revolta do povo com a prisão política de Lula e a interdição do direito "dos de baixo" de atuarem como sujeitos políticos. É preciso uma campanha que denuncie e negue o mercado de votos, expressão fisiológica do atraso político e da permanência das estruturas de dominação burguesas.

Por isso, não é admissível que lideranças e dirigentes partidárias operem no sentido da reprodução do mesmo jogo político de composição de alianças com as figuras-chave do golpe fascista que destituiu a presidenta Dilma, que arrebentou a legislação trabalhista e que opera para impedir Lula, ameaçando a própria democracia.

Qual é o lado de Camilo?

No Ceará, é dito que o governador Camilo (PT) opera para emplacar, para sua própria reeleição, uma política de alianças tão ampla que vai da direita à esquerda, sem tomar conhecimento do debate interno ao PT nem dar a menor bola para as posições partidárias, sejam da base ou de sua direção.

É a mesma velha política oligárquica dos "caciques" que firmam seus acordos conforme suas conveniências.

Nesta toada, o mais grave não é apenas que o governo Camilo é composto por quadros políticos notórios do tucanato e da direita, além da interferência dos próprios irmãos Ferreira Gomes e aliados, como o prefeito da capital Fortaleza, Roberto Cláudio. O mais grave é colocar na mão do PSDB a condução das principais políticas de governo de remodelagem do Estado, implantando políticas similares às que o PT critica no âmbito federal.

As contradições chegam ao nível máximo agora nas sinalizações evidentes de intenção de aliança com o senador golpista Eunício Oliveira (MDB). Como desculpa para tal entendimento estaria a liberação de recursos federais significativos para o governo estadual implementar seus projetos.

Ora, vejam: Eunício é um dos conspiradores do golpe que destituiu o PT da presidência da República e em seguida sabotou os programas sociais da era petista, contingenciando o orçamento por 20 anos. Agora aparece cinicamente como o senador que "libera" os recursos para o Ceará (que ele mesmo atuou para restringir). É muita canalhice!

Talvez imaginem que uma ou outra declaração "simpática" a Lula possa nos levar a relevar que o senador foi eleito "colando" sua imagem na estrela petista e depois dando as costas à Dilma para derruba-la? Como os trabalhadores poderão se esquecer do protagonismo de Eunício na presidência do Senado colocando em pauta com urgência as matérias de interesse de sua classe patronal para terceirizar, precarizar e massacrar nossos direitos?

Os trabalhadores devem cobrar a fatura na próxima eleição negando a reeleição ao conspirador e traíra Eunício e elegendo em seu lugar um senador do PT.

Eleger quem está com Lula e tem compromisso com as lutas

Para romper este ciclo de dominação dos poderosos é preciso que o povo vote e eleja governadores, senadores, deputados estaduais e federais que atuem ao seu lado. Por isso, apresentamos a pré-candidatura de Rafael Tomyama a deputado federal no Ceará como opção na eleição deste ano.

Rafael Tomyama é ambientalista e militante da democratização da mídia. É filiado ao PT desde 1993. É jornalista, designer e especialista em Gestão Pública Participativa pela FPA/Unicamp. Já atuou como assessor parlamentar e gestor público, tendo sido Ouvidor-Geral e Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Fortaleza, entre outros cargos. Ele também já foi dirigente do PT-CE e Secretário estadual de Meio Ambiente do PT-CE e membro do Coletivo Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT.

A pré-candidatura de Rafael Tomyama representa a expressão da base partidária que defende o PT como um instrumento da luta popular independente. Por um partido coerente, combativo e radical no combate tanto às oligarquias quanto ao golpismo. Queremos eleger mais um mandato inserido numa construção social pela igualdade, liberdade e sustentabilidade. E mais ainda: um mandato a serviço da emancipação e da autogestão da classe trabalhadora por si mesma rumo ao Socialismo.

Para que o companheiro Rafael Tomyama possa apresentar-se como pré-candidato a deputado federal pelo PT no Ceará, para enfrentar o debate qualificado necessário neste momento conturbado da história política no país, pedimos o apoio da militância petista. Assine nossa petição online: https://bit.ly/2IifRo1 e participe da campanha para tornar este sonho possível.


*Benedito Cunha é cientista Social, membro do Diretório Estadual do PT-CE e Secretário do Meio Ambiente do PT-CE.


Publicado no jornal Página 13 de abril de 2018, edição n° 185

Nenhum comentário:

Postar um comentário