sexta-feira, 5 de maio de 2017

Greve Geral no Ceará e por todo país

Caminhada no Centro de Fortaleza. Foto: Daniel Bezerra / Mídia Livre

Movimento em Fortaleza e em milhares de cidades do país obteve grande sucesso, na avaliação das lideranças sindicais e de movimentos sociais

Sexta-feira, 28 de abril, ficou marcada como a maior paralisação nacional de trabalhadores e trabalhadoras contra as “reformas” trabalhista e da previdência do governo golpista Temer.

Em Fortaleza, dezenas de milhares de manifestantes lotaram a Praça Clóvis Beviláqua e saíram em caminhada até a Praça do Ferreira, no Centro da capital. No interior do estado, ocorreram mobilizações e atos de rua em mais de 130 municípios, organizadas pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetraece) e Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

Os Portos do Pecém e Mucuripe interromperam suas atividades logo cedo, assim como o Aeoporto Internacional Pinto Martins. Comerciários/as pararam de forma integral. No transporte público de Fortaleza foram feitas paralisações nas garagens das empresas.

Houve também paralisação de pelo menos 110 unidades bancárias em todo o estado. Já os metalúrgicos mobilizaram cerca de 6 mil trabalhadores na greve.

Pararam ainda o Transporte Alternativo, Construção Civil,  Taxistas, Mototaxistas, Jornalistas, dentre outras categorias, nas regiões: Metropolitana, Cariri, Jaguaribe, Sertão Central, Itapipoca, Iguatu, Sobral e Crateús.


Manifestantes em São Paulo. Foto: Mídia Ninja

Paralisação nacional

A greve geral teve adesão de diversas categorias que estão construindo a luta em torno da defesa da previdência desde o início do ato. De acordo com as centrais sindicais, 40 milhões participaram das paralisações e protestos em todo o Brasil.

Professores da rede municipal, estadual e particular participaram em massa em todo Brasil. Bancários, petroleiros, metalúrgicos também tiveram grande adesão. No ABC, berço da greve de 1979, seis montadores e 60 mil trabalhadores cruzaram os braços em defesa da aposentadoria e contra a reforma trabalhista, que foi aprovada nessa semana na Câmara, após manobra do presidente Rodrigo Maia.

Em São Paulo, os metroviários pararam mesmo sob decisão liminar pedida pelo governador Geraldo Alckmin para esvaziar o movimento. Os condutores também paralisaram as suas atividades desde a meia noite. No final do dia, cerca de 70 mil pessoas participaram de manifestação que teve como ponto de concentração o Largo da Batata e foi até a casa do presidente Michel Temer, principal autor das propostas que retira direitos dos trabalhadores.

Em Minas Gerais, só na capital, 150 mil pessoas participaram de atos, passeatas, paralisações. Em diversas cidades do interior mineiro também houve atividades. No Rio de Janeiro, 40 mil pessoas participaram das paralisações e atos que foram fortemente reprimidos pela polícia militar.

No Nordeste a mobilização dos atos foi grande. Em Salvador, de acordo, com os organizadores, 70 mil; no Rio Grande do Norte 100 mil pessoas; e em Pernambuco, 200 mil manifestantes, conforme a Frente Brasil Popular Pernambucana, e em Sergipe, mais de 60 mil participantes.

Outros atos importantes ocorreram na segunda-feira seguinte, no 1° de maio, Dia Mundial do Trabalhador e da Trabalhadora.

1º de maio, em Fortaleza. Foto: Daniel Bezerra / Mídia Livre


Com informações da CUT-CE e Frente Brasil Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário