quarta-feira, 31 de maio de 2017

FBP: Diretas Já e Plano nacional


Lançado o Programa para derrotar o golpe e sair da crise

Em ato realizado na noite desta segunda-feira (29), no Tuca, teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Frente Brasil Popular (FBP) lançou o "Plano Popular de Emergência" – uma agenda de recuperação econômica do país a ser implementada após o afastamento do presidente Michel Temer e que prevê eleições diretas para definir sua sucessão, com o restabelecimento da democracia.

Participaram do evento políticos, intelectuais, artistas e representantes dos movimentos populares. Na plateia, professores e estudantes da PUC, além de militantes dos diversos movimentos e partidos.

O documento foi elaborado pelas organizações que compõem a Frente Brasil Popular com o objetivo de construir uma alternativa programática, que devolva a normalidade democrática ao país e caminhe rumo à superação das crises econômica, política, social e ambiental, garantindo os direitos do povo trabalhador.

Para além da unidade tática das forças de esquerda, a articulação de partidos e movimentos populares busca ampliar o debate programático com toda a sociedade através deste plano.

Mobilizações

Durante o ato foi anunciado que outras mobilizações serão organizadas nas próximas semanas. Uma das principais será a "maior greve da história do Brasil", em data ainda a ser definida, entre os dias 26 e 30 de junho, lembrou o presidente da CUT, Vagner Freitas. As centrais sindicais aprovaram nesta segunda-feira (29) a realização de uma nova greve geral, contra as reformas e o governo Temer. "Não aceitaremos 'Fora, Temer!' para colocar outro golpista no lugar

"Se não for suficiente uma greve geral, a próxima marcha a Brasília será para não voltar de lá enquanto não tiver diretas já. Daqui para frente nós é que vamos para a ofensiva", prometeu o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile.

Segundo ele, o objetivo principal do programa da FBP não são os eventuais candidatos à presidência, mas "convencer o povo de um programa alternativo. Ou o povo pressiona nas ruas por ideias, ou não vamos mudar esse país".

Retomada do desenvolvimento

O "Plano Popular de Emergência" é organizado em 10 eixos. Cada um dos eixos são subdivididos em propostas de ações concretas. Ao todo, são 76 propostas de intervenção prática:

1) Democratização do Estado;
2) Política de desenvolvimento, emprego e renda;
3) Reforma agrária e agricultura familiar;
4) Reforma Tributária;
5) Direitos sociais e trabalhistas;
6) Direito à saúde, à educação, à cultura, à moradia;
7) Segurança pública;
8) Direitos humanos e cidadania;
9) Defesa do meio ambiente;
10) Política externa soberana.

Acesse o documento: Plano Popular de Emergência

Saiba mais: Não há saída sem eleição direta

Assista o evento na íntegra:



Frente Brasil Popular

CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário