sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Forças lançam Guilherme Presidente do PT-CE

Lideranças de seis correntes petistas lançaram na sexta-feira, 26 de agosto, na Assembleia Legislativa do Ceará, a candidatura do vereador Guilherme Sampaio à presidência estadual do PT. Críticas à gestão do governador Cid Gomes (PSB) e a defesa da tese da candidatura própria deram o tom dos discursos no ato político.

O vereador de Fortaleza e candidato a presidente do PT no Ceará, Guilherme Sampaio defendeu uma reestruturação do partido para sintonizá-lo com o espírito das manifestações que tomaram as ruas do País no último mês de junho. Para tanto, ele pretende uma reaproximação com os movimentos sociais e o meio acadêmico, para "reencontrar força em suas origens", segundo disse.

Guilherme também afirmou querer constituir um palanque forte no Ceará, formado pelas alianças necessárias para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Mas com base num acordo programático, que leve em conta principalmente as bandeiras populares.


"O PT não pode se acomodar de forma fisiológica dentro de governos"
Guilherme Sampaio

Forças políticas

Representando o senador José Pimentel, o ex-secretário de Administração na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, Vaumik Ribeiro, cobrou uma união maior das correntes petistas mais à esquerda para evitar que o partido faça alianças erradas em 2014 como, segundo ele, fez anteriormente.

O vereador Deodato Ramalho, por sua vez, criticou a posição de outras correntes do PT afinadas com o governador Cid Gomes. Ele alertou que as eleições ainda não estão definidas. "Tem muita gente que não vai deixar o PT se tornar uma subcomissão da família Ferreira Gomes", disse, acrescentando: "Não somos militantes governistas. Não somos o PT de Sobral".



Elmano de Freitas, por sua vez, afirmou que PT deve trabalhar para deixar de ser submisso e buscar mais participação nas alianças partidárias que trava. De acordo com ele, o partido tentou até a última hora manter a aliança em nome do projeto nacional, mas foi o próprio PSB quem preferiu romper em Fortaleza. "Romperam porque queriam que o PT apenas dissesse sim [ao seu comando]", afirmou.

Após fazer críticas às últimas polêmicas da gestão de Cid, o deputado Eudes Xavier reforçou: “Não é esse governo que o partido deve apoiar”.
---

Guilherme Sampaio faz parte do grupo Casa Vermelha. A sua candidatura é apoiada pelas correntes: Democracia Socialista (da ex-prefeita Luizianne Lins); Articulação de Esquerda (do vereador Deodato Ramalho); Articulação Unidade da Luta (do senador José Pimentel); Movimento Optei e Núcleo Américo Barreira.


Com informações dos jornais O Povo e DN e cobertura em vídeo do Blog da Dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário